Alunos da UFRN têm projetos aprovados em fase do BID UrbanLab

Notícia publicada em 24/08/2017Gerais

Seis projetos de alunos do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram aprovados na primeira fase do concurso BID UrbanLab, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo do concurso é encontrar soluções criativas e ideias inovadoras para problemas urbanos encontrados na América Latina e no Caribe.

Segundo a organização, o projeto acontece com participação de estudantes, professores universitários e jovens profissionais, com o objetivo de atuar como incubadora de talentos em questões urbanas, a partir de uma rede de trabalho com universidades.

A primeira edição com proposta de intervenção no Brasil está acontecendo neste semestre, no Rio Grande do Norte. A proposta do concurso é desenvolver um projeto urbanístico, social e patrimonial de caráter integral, multissetorial, inovador e sustentável, para intervenção no bairro da Ribeira, em Natal.

Os projetos Ribeira ConectadaOlhos da RibeiraTrilhos da Ribeira: marcas do passadocaminhos para o futuro, Cidade Nascente+ Ribeira e Ribeira: a foz da cidade, desenvolvidos por estudantes ligados à graduação e à pós-graduação, foram aprovados na primeira fase e agora seguem para a etapa do concurso que antecede a final.

Prêmios

A premiação em dinheiro do concurso é de US$ 5.000. Os finalistas apresentarão seu projeto final à banca de jurados e a especialistas internacionais na sede do BID, em Washington, nos Estados Unidos, convidados pela Comissão Organizadora do BID UrbanLab. Após as apresentações, os jurados votarão na melhor proposta. Os vencedores validarão sua proposta e trabalharão, entre fevereiro e março de 2018, com técnicos locais, Prefeitura do Natal, especialistas do BID, do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal na aplicação no bairro da Ribeira.

Fonte: Boletim Diário da UFRN – Natal/RN, quarta-feira,  23 de  agosto de 2017 – nº 158 – Ano XVII

VEJA TAMBÉM