Boas práticas no uso da internet

Diante das facilidades oferecidas pelo acesso dos recursos da informática e tendo como objetivo orientar os usuários da nossa rede, disponibilizamos aqui algumas recomendações para otimizar os acessos à internet em nosso Centro.
Boas práticas no uso dos recursos de TI partem do princípio do bom senso. A falta de prudência e os excessos cometidos no uso desses recursos podem terminar prejudicando outros usuários. Deve-se ter consciência sobre as limitações e dependências dos recursos tendo por preocupação a utilização adequada das ferramentas disponíveis.
A seguir, algumas dicas de como navegar de forma adequada e com segurança:

– Nenhum antivírus ou sistema de segurança é infalível. Muito depende do comportamento do usuário diante do computador. Recomenda-se não instalar ou usar programas que tenham alto risco de contaminação por vírus.

– Evite ouvir rádios via internet, fazer downloads de arquivos de tamanho extenso, como arquivos de vídeo, salvo se estes forem essenciais para o seu trabalho. Eles consomem a banda e deixam a internet lenta para outros usuários.

– Não utilize no e-mail ou computador a mesma senha do acesso a sua conta de banco ou de outros serviços. Opte por senhas difíceis, combinando números e letras, por exemplo.

– Não forneça em hipótese alguma a sua senha de e-mail.

– Não abra e-mails suspeitos ou de remetente desconhecido e, em nenhuma hipótese, abra anexos ou clique em links desses e-mails.

– Não navegue em sites suspeitos ou de conteúdo duvidoso.

– O e-mail institucional deve ser utilizado para fins  profissionais.

– Se não souber ou tiver dúvida sobre como fazer ou proceder, pergunte ao adminstrador da rede: Agnaldo Cruz (agnaldo@ct.ufrn.br).

 

 

Fonte: Adaptado de Informativo nº 524 de Rede Gestão (www.redegestao.com.br), de 19 de Outubro de 2008.

Notícia cadastrada em 01/02/2012