Campus Seguro para Android é disponibilizado para download

Notícia publicada em 3/01/2018Gerais

O aplicativo Campus Seguro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está disponível para download na loja Google Play, com versão para aparelhos Android. A ferramenta é voltada à comunidade universitária, com o objetivo de dar celeridade ao atendimento das ocorrências policiais na área geográfica dos campi da instituição. Desenvolvido pelo programa Smart Metrópolis, do Instituto Metrópole Digital (IMD), em parceria com a Diretoria de Segurança Patrimonial (DSP), o aplicativo permite o cadastro e acompanhamento do status das ocorrências de seus usuários.

Para acessar o Campus Seguro, é necessário informar login e senha cadastrados para os sistemas integrados da UFRN. Após a identificação, é aberta a janela para cadastro da ocorrência a partir do seu tipo – assalto, colisão de veículos, consumo de drogas, entre outros – com a posterior localização da atitude suspeita. Em seguida, o usuário insere informações adicionais e finaliza o envio da ocorrência, cujo andamento pode ser acompanhado por meio de notificações no aplicativo.

O registro do usuário segue para a sala de monitoramento da DSP, onde os servidores localizam em um sistema de dashboard (aplicação para computador) os seguranças mais próximos e enviam o chamado por meio do aplicativo. O dashboard ainda contribui para a desburocratização do trabalho e fornece informações como dados estatísticos e sinalizações dos locais com maior incidência de ocorrências, o que auxilia na tomada de decisões para a área de segurança.

O Diretor da DSP, José Anchieta de Freitas, alerta para o uso consciente do aplicativo. “Os trotes ou chamadas desnecessárias inviabilizam a execução do serviço, o que prejudica o tempo de resposta da vigilância em casos urgentes. Portanto, pedimos compreensão dos usuários para que o Campus Seguro cumpra o seu papel na universidade”. O downloadestá disponível no link.

Fonte: Boletim Diário da UFRN – Natal/RN, quinta-feira, 28 de dezembro de 2017– nº 242 – Ano XVII