HUOL oferece curso sobre cuidados básicos contra o engasgo

Notícia publicada em 13/06/2017Oportunidades

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), vinculado ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas para os interessados em participar do curso Suporte Básico de Vida, oferecido por meio da plataforma on-line Avasus, voltada para a qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais da saúde para o socorro às vítimas de parada cardiorrespiratória, parada respiratória e obstrução de vias aéreas por corpo estranho, este último mais conhecido como engasgo.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, em 2015 mais de 800 pessoas morreram no Brasil vítimas de inalação ou ingestão de alimentos, causando a obstrução do trato respiratório. A maioria das vítimas morre antes de chegar ao hospital.

O curso é gratuito e a distância, com suporte de material didático sobre: Principais conceitos e a evolução histórica do suporte básico de vida; Ações para o cuidado no alívio do engasgo; Ressuscitação cardiopulmonar; Ritmos cardíacos de parada cardiorrespiratória e desfibrilador externo automático. Todos estes módulos instruídos pela American Heart Association.

“É importante poder disseminar esses conhecimentos, sobretudo dos novos protocolos de suporte desenvolvidos com base nos últimos avanços científicos. O foco é oferecer às pessoas que não tem a possibilidade de fazer uma capacitação presencial, o mesmo conhecimento de quem está em uma sala de aula”, afirma a conteudista do curso Isabel Costa, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do SAMU.

Idealizado pelo LAIS/HUOL, o curso conta com a colaboração da Secretaria de Educação a Distância da UFRN (Sedis), SAMU, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e Ministério da Saúde. As inscrições ocorrem neste site. Podem participar profissionais da área da saúde e demais interessados.

Fonte: Boletim Diário da UFRN – Natal/RN, segunda-feira, 12 de junho de 2017 – nº 107 – Ano XVII