MEJC apresenta ação sobre prematuridade no Shopping

Notícia publicada em 17/11/2017Gerais

Nesta sexta-feira, dia 17, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC) realizará uma ação em parceria com o Natal Shopping, objetivando a sensibilização ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado nesta data.

Um espaço dedicado a prematuridade, com a instalação de uma UTI Neonatal, jogos e atividades educativas, exposição fotográfica com bebês prematuros e encontro com as mães dos bebês nascidos na MEJC, será montado em uma loja localizada no piso L1, próximo à praça de alimentação, ao lado da Arezzo.

O espaço funcionará das 10h às 22h e, tem como objetivo, mostrar às pessoas como funciona uma UTI Neonatal, que é um espaço reservado para o tratamento de prematuros e de bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascer – muito comum por causa de um pré-natal feito sem o devido acompanhamento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano, cerca de 15 milhões de bebês nascem prematuros (antes de 37 semanas) no mundo. O Brasil aparece na 10ª posição em números absolutos, com 279,3 mil partos de prematuros por ano, ou 9,2% dos partos.

Para Maria da Guia de Medeiros, gerente de atenção à saúde, muitos são os fatores na determinação da prematuridade. “Alguns fatores são da condição própria da mulher, às vezes com gestação gemelar, que faz com o que o bebê nasça antes da data ou uma condição fisiológica. Porém, existem outras condições como as pacientes que não buscam o pré-natal ou não tem acesso a um pré-natal de qualidade, a presença de infecções, como o caso da sífilis que aumenta a cada dia”, afirma.

Em 2016, a MEJC registrou 1255 casos de prematuridade, equivalente a cerca de 35% dos partos da Instituição. Desses casos, 454 foram admitidos na UTI Neonatal. Só no ano de 2017, já somam 1020 casos de prematuridade na Instituição, vale salientar que 60,3% dos óbitos na Maternidade são relacionados a prematuridade.

A ação faz parte da programação planejada para o mês de novembro que segue até o dia 24 de novembro.

Fonte: Boletim Diário da UFRN – Natal/RN, quinta-feira, 16 de novembro de 2017 – nº 214 – Ano XVII