Sinfo promove ações sobre cultura de segurança da informação nos dias 19,20 e 21

Notícia publicada em 19/10/2016Eventos

A Superintendência de Informática (Sinfo) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) deste ano, uma série de ações sobre cultura de segurança da informação. A iniciativa faz parte das atividades do Mês de Segurança.

A celebração do Mês de Segurança busca criar oportunidades para as instituições discutirem sobre as boas práticas no uso da tecnologia em suas instituições e comunidades locais.

Os objetivos do evento são:

– Gerar consciência sobre segurança da informação nos participantes;

– Ampliar a percepção de riscos e vulnerabilidades a que estamos expostos no dia a dia;

– Disseminar informações relevantes sobre segurança da informação;

– Desmistificar o conceito de segurança da informação;

– Promover boas práticas de segurança no ambiente acadêmico e público externo, prevenindo perdas materiais e intangíveis da instituição.

Palestra: Privacidade e segurança
19/10/2016 | 14h | ECT – Sala 03

* Serão abordados nesta palestra aspectos ligados diretamente à privacidade. Nada impede que você abdique de sua privacidade e, de livre e espontânea vontade, divulgue informações sobre você na web. Entretanto, há situações em que, mesmo que você queira manter a sua privacidade, ela pode ser exposta independente da sua vontade. Descubra quais os mecanismos que podem ser usados para capturar suas informações, quais os riscos e como se proteger.

* Divulgação das atividades do NARIS – Núcleo de Apoio e Resposta a Incidentes de Segurança/SINFO.

Palestra: Exposição de crianças e adolescentes na Internet
20/10/2016 | 08h | ECT – Sala 04

* Nesta palestra serão apresentados dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil, que investiga o acesso e uso da Internet por crianças e adolescentes. Serão avaliados os impactos da exposição de crianças e adolescentes ao mundo digital, os efeitos sobre a saúde e discutido o cuidado com a privacidade. Orientações sobre a educação e implementação de boas práticas para a inclusão digital de crianças e adolescentes serão fornecidas aos pais, educadores e alunos.

* Distribuição de cartilhas de segurança do NIC.br e Safernet Brasil.

Projeção do documentário: Sujeito a termos e condições (Terms and Conditions May Apply, 2013)
21/10/2016 | 15h | ECT – Sala 03

* Todo mundo tem uma conta de e-mail ou um perfil em uma rede social, mas quase ninguém lê o contrato de adesão dos serviços. Veja como governos e empresas podem invadir a sua privacidade pela internet.

* Distribuição de cartilhas de segurança do NIC.br e Safernet Brasil.

Para maiores informações, acesse http://meseg.rnp.br e http://www.cientec.ufrn.br. Para participar, inscreva-se no evento CIENTEC 2016 em http://www.sigeventos.ufrn.br/. Entre com seu login do SIGAA ou SIPAC, selecione o evento CIENTEC 2016 e visualize os eventos associados. Na lista de eventos, procure por “Privacidade e Segurança” e “Exposição de crianças e adolescentes na Internet”.

Caso não tenha login no sigaa, inscreva-se no sigeventos e selecione os eventos associados.

Fonte: Portal da UFRN