Alunos do Curso de Arquitetura ganham prêmio internacional

Notícia publicada em 12/11/2019Gerais

Os representantes brasileiros da UFRN, Bruna Suassuna e Lino Zambon, faturaram o prêmio vencedor no 12º Concurso Alacero de Diseño en Acero para Estudiantes de Arquitectura 2019, organizado pela Associação Latino-Americana do Aço (Alacero). A entrega do prêmio foi realizada ontem à noite, 11, durante a 60ª edição do Congresso Latino-Americano do Aço, no Hotel Hilton, em Buenos Aires, Argentina. Além do título vencedor, a dupla ganhou um cheque de 6 mil dólares.

Bruna, que representou a dupla durante o evento, afirma que a sensação de ganhar o prêmio é de orgulho, não só porque o projeto foi elogiado pela inovação estrutural, mas também porque é uma grande oportunidade de projetar a Universidade e o Nordeste para todo o Brasil. “É uma grande oportunidade mostrar como a arquitetura e a estrutura podem estar aliadas e, assim, mudar a relação das pessoas com o espaço e a cidade em que vivem. Também é uma grande oportunidade poder desenvolver ainda mais a criatividade, conhecimento e aprendizado que tivemos até aqui”, complementa.

Os alunos ganharam anteriormente o primeiro lugar no 12º Concurso para Estudantes de Arquitetura 2019, promovido pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), que teve como tema principal Fábrica de Ideias e Inovação. As equipes inscritas deveriam realizar um projeto que contemplasse laboratórios, oficinas e uma infraestrutura necessária para empreender uma iniciativa que a universidade ou os alunos considerem importantes como tema do futuro. Os alunos, orientados pelo professor do Departamento de Arquitetura, Verner Liger, utilizaram o aço como material para a construção do empreendimento. O projeto pode ser conferido aqui.

Ganhar o prêmio nacional concedeu à dupla a participação no concurso internacional, competindo com equipes vencedoras dos países membros da Alacero, como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, República Dominicana e Venezuela.

Fonte: www.ufrn.br