Baja Car-Kará recebe inscrições até 14 de julho

Notícia publicada em 10/07/2024Oportunidades
Tiago Eneas de Agecom/UFRN

Equipe Baja Car-Kará. Créditos: reprodução instagram.

 

Até 14 de julho, estão abertas as inscrições para a equipe Baja Car-Kará, componente do projeto Baja SAE Brasil. Neste processo seletivo, os cargos disponíveis são voltados para as áreas de estrutura e design, suspensão e direção, transmissão, freios, eletrônica, cálculo estrutural, gestão e marketing. Não há limite de vagas e a aprovação é determinada pelo desempenho de cada candidato. Os interessados devem se inscrever via Google Forms e podem concorrer em até duas dessas posições.

Os inscritos passarão por duas fases eliminatórias realizadas presencialmente no box da equipe. A primeira consiste na realização de uma entrevista individual com a comissão responsável que será marcada nos dias e horários informados no formulário e, durante a segunda, serão oferecidos treinamentos visando a capacitação nas atividades cotidianas de cada setor.

Estão inclusos nos pré-requisitos assiduidade, proatividade, capacidade de trabalhar sob pressão e de exercitar o pensamento crítico em prol do desenvolvimento do time, bem como a participação integral em todas as etapas classificatórias. O resultado final será divulgado, via e-mail, dia 8 de agosto. Mais informações podem ser consultadas no edital.

Para Igor Felippes, estudante de Engenharia Mecânica e atual capitão do Baja Car-Kará, a adesão é uma grande oportunidade para expandir os horizontes acadêmicos e profissionais. “Aquele que é membro tem experiências únicas que não são ensinadas em sala de aula, como gestão de pessoas, financeira, de projetos e também planejamento estratégico. Toda essa junção de conhecimento e experiências é muito importante e bem vista pelo mercado de trabalho. Possuímos, por exemplo, vários ex-integrantes em cargos de destaque em grandes empresas, como Volkswagen, Petrobras, Jeep e 3R Petroleum”, declara.

Criada em 1995, a Car-Kará é uma equipe pioneira nas competições universitárias no Nordeste, sendo a única representante do Baja SAE no estado até 1998. Teve sua primeira participação na II competição SAE Brasil PETROBRAS de Mini Baja, realizada no Circuito de Interlagos, entre os dias 4 e 7 de abril de 1996. Foi também o primeiro time do Brasil e não norte-americano a  vencer a competição Mundial, realizada em Milwaukee/Wisconsin entre os dias 5 e 7 de junho de 1998.

BAJA SAE

O BAJA SAE é um programa que objetiva proporcionar, especialmente aos estudantes de engenharia, a oportunidade de executar, de maneira prática, conhecimentos obtidos em sala de aula, de modo a melhorar a preparação para o mercado de trabalho. O aluno se envolve em um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. Além disso, há possibilidade de envolvimento em competições internacionais.

VEJA TAMBÉM