CT realiza evento sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE 2019)

Notícia publicada em 24/07/2019Eventos Finalizados

Estão abertas as inscrições para o evento “Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE 2019): abertura do ciclo avaliativo das áreas de Engenharia e Arquitetura”, que será realizado no dia 02 de agosto, sexta-feira, às 14 horas, no Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede. Contará com a participação da Pró-Reitoria de Graduação, Direção do Centro de Tecnologia, Assessoria Acadêmica do CT, Coordenadores de Cursos, estudantes e egressos.

O ENADE, que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sob a orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e apoio técnico de Comissões Assessoras de Área. Diante da importância do ENADE, o CT/UFRN tem planejado ações com o intuito de mobilizar a comunidade universitária para refletir sobre o processo nacional de avaliação e discutir estratégias de melhoria da qualidade da educação superior. Assim, o evento faz parte do Projeto de Extensão “Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE 2019): reflexões sobre o processo formativo nas áreas de Engenharia e Arquitetura”, com o intuito de esclarecer dúvidas e mobilizar para a realização da prova, refletindo acerca de questões de Formação Geral e do componente de Conhecimentos Específicos.

Os estudantes precisam estar atentos, pois o ENADE constitui componente curricular obrigatório, sendo inscrita a situação de regularidade no histórico escolar, atestada pela sua efetiva participação. São inscritos os ingressantes e concluintes dos Cursos avaliados, porém os ingressantes são dispensados de realizar a prova. Quanto aos concluintes, têm sido enquadrados os estudantes que tenham expectativa de conclusão do Curso até julho do ano seguinte ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo até o dia da inscrição. Neste ano, farão a prova os concluintes dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Química.

A inscrição, no evento, deve ser realizada na aba Acesso à Área de Inscritos em Cursos e Eventos disponível na aba Extensão do SIGAA. Outras informações e/ou dúvidas podem ser encaminhadas para o correio eletrônico academica@ct.ufrn.br ou por meio do telefone/WhatsApp (84) 99474-6691.