Curso de Arquitetura e Urbanismo recebe acreditação do CAU/BR

Notícia publicada em 5/08/2020Gerais

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN recebeu o certificado de acreditação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). A certificação foi concedida na última quinta-feira, 30, durante a 103ª Plenária Ordinária daquele Conselho, realizada por videoconferência, com a participação do vice-reitor da UFRN, Hênio Ferreira de Miranda, e a coordenadora do curso, Amíria Bezerra Brasil. O curso da UFRN tem recebido nos últimos anos a nota 5 no Enade, além reconhecimento por meio de premiação de vários estudantes.

Além do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, a acreditação foi concedida a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), de Santa Catarina, e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. Essas instituições participaram voluntariamente do Projeto Piloto de Acreditação de Cursos 2018-2020, realizado pelo Comitê Executivo do Projeto Piloto de Acreditação (CEPPA) e Comissão de Ensino e Formação (CEF) do CAU/BR, em parceria com o CAU/SP.

Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, Amíria Bezerra Brasil, o processo de acreditação significa o reconhecimento da excelência do curso. “O CAU avaliou a qualidade do curso no que diz respeito à sua estrutura curricular, aprendizado dos alunos e infraestrutura física. Fomos um dos três cursos no Brasil a receber o certificado, após avaliarem informações acerca do curso, plano pedagógico, componentes curriculares e atividades desenvolvidas”, explicou.

Foi realizada ainda, segundo ela, visita ao Campus da UFRN para analisar a infraestrutura do curso, como também os resultados dos trabalhos dos alunos. A comissão conversou também com alunos, professores e demais funcionários do setor para colher mais informações sobre a graduação. “Essa acreditação reforça o resultado de excelência, conquistada pela dedicação e empenho de docentes, discentes e demais servidores na construção do curso”, ressalta.

O processo de acreditação foi iniciado com a Chamada Pública realizada em agosto de 2019, quando os cursos cadastrados no Sistema de Informação e Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Siccau) foram convidados a manifestar interesse em participar. Em todo o país, 34 cursos demonstraram interesse em fazer parte dessa edição piloto, e destes 19 se qualificaram para o processo.

Levando em consideração os critérios de representação regional e variedade de natureza institucional, apenas seis cursos foram convidados a participar das etapas seguintes, entre eles o da UFRN, que acabou recebendo o certificado de acreditação agora.

O sistema de acreditação é tendência mundial e o CAU/BR seguiu instrumentos que são referências internacionais na área, como a Carta da UNESCO/UIA para a Educação dos Arquitetos, a experiência do ARCUSUL (no âmbito do MERCOSUL) e o Acordo de Canberra, que congrega agências acreditadoras da Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, México e da Comunidade das Nações.