Darq participa da 5º edição da Semanau Ufersa

Notícia publicada em 26/09/2024Gerais
Aryela Souza de CT/UFRN

Professores do Departamento de Arquitetura (Darq/UFRN) participaram,  nos dias 23 e 24 de setembro, da 5º edição da Semana de Arquitetura e Urbanismo (SEMANAU), com o tema O Semiárido e o despontar de suas raízes tecnológicas. O evento acontece na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), em Pau dos Ferros, e se encerra nesta sexta-feira, 27.

Durante a ação, os docentes abordaram projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no âmbito do departamento e do acordo de parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, em Portugal. O primeiro a discursar foi o professor José Clewton do Nascimento, que apresentou a palestra Ações em Comunidades Quilombolas: Por uma Sustentabilidade Econômica, Política e Ética na abertura do evento.

No dia seguinte, o Darq participou da mesa-redonda Arquitetura e Habitação Social: Inclusão, Sustentabilidade e Urbanismo. A professora Eunádia Cavalcante discursou sobre o tema A qualidade habitacional inerente ao direito à moradia, enquanto os professores Clara Rodrigues e Bernardo Soares discutiram A resiliência na habitação de interesse social e o Panorama da Habitação Social e Desafios Atuais, respectivamente. Por fim, a professora Bárbara Felipe conduziu a palestra Arquitetura e as Tecnologias Construtivas.

A SEMANAU busca aproximar os discentes de graduação e pós-graduação da Ufersa, profissionais atuantes no mercado de trabalho, docentes, pesquisadores e demais interessados nos campos da arquitetura, da engenharia e da construção civil, com enfoque no desenvolvimento sustentável, especialmente no Semiárido. O objetivo é facilitar a integração das práticas ao ensino, pesquisa e extensão para aprofundar o conhecimento por meio de debates pertinentes e trocas de experiências.

Para mais informações sobre a organização do evento ou para acompanhar a programação, basta consultar as páginas do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo do Semiárido e da Semanau Ufersa no Instagram.

VEJA TAMBÉM