DECAM discute Estratégias de Manejo nas Bacias Hidrográficas

Notícia publicada em 12/09/2024Eventos Finalizados
Juliana Estevam de Agecom/UFRN

O Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (DECAM), por meio do grupo Estudos Limnológicos no Semiárido (ELISA), realizará o workshop Desafios e Soluções: Estratégias para Mitigação de Eutrofização e Desertificação em Bacias Hidrográfica. O evento ocorrerá de 18 a 20 de setembro de 2024, no auditório do Centro de Tecnologia (CT) da UFRN. As inscrições estão abertas até a  próxima terça-feira, 17 de setembro, no Sigaa.

Evento debate a importância do manejo e da recuperação de corpos hídricos. Foto: Grupo ELISA

 

workshop é coordenado pela professora do DECAM Vanessa Becker. Participam do encontro Humberto Cardoso Gonçalves, representante da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), técnicos e gestores do governo do Estado do RN, além de pesquisadores de relevância nacional sobre o tema.

Para a coordenadora Vanessa Becker, “os conhecimentos fomentados durante o evento têm o propósito de contribuir para o  desenvolvimento de ações, pesquisas e planejamentos voltados para medidas efetivas e preventivas no uso sustentável e otimizado dos recursos hídricos”. Becker acredita que a ação é fundamental na garantia da preservação da segurança hídrica, que consiste na disponibilização de água em quantidade suficiente para atender as necessidades humanas, as atividades econômicas e a conservação do ecossistema.

A professora explica que o debate sobre essa temática é necessário, especialmente diante da preocupante deterioração da qualidade da água no semiárido brasileiro, causada pela excessiva floração de cianobactérias que interferem no uso dos múltiplos reservatórios de água. “Torna-se urgente encontrar soluções para a recuperação dos corpos hídricos, principalmente com o atual cenário de degradação global”, avalia.

A iniciativa também pretende ampliar a visibilidade e a inserção social, considerando a importância do tema e da ciência para a sociedade. O evento está alinhado aos  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, buscando soluções que promovam a  sustentabilidade e a segurança hídrica.

VEJA TAMBÉM