Departamento de Arquitetura realiza evento em parceria com Portugal
Notícia publicada em 12/09/2023Eventos Finalizados
Para celebrar os seus 50 anos de criação, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DARQ/UFRN) irá realizar uma série de atividades comemorativas. Com o intuito de debater ações de valorização em Sítios históricos, o DARQ irá reunir representantes da UFPE; das Superintendências do IPHAN no RN e na Paraíba; e dos escritórios técnicos do IPHAN em Olinda (PE) e Areia (PB) A ação acontece entre os dias 16 e 23 de setembro. O debate também conta com a presença da vereadora Ana Umbelino e do arquiteto André Baptista, ambos da Câmara Municipal de Torres Vedras, em Portugal.
Pensando em criar um canal de comunicação e uma parceria entre as instituições, o departamento irá realizar o evento em três partes, sendo a primeira delas em Olinda (PE), entre os dias 16 e 17 de setembro. Na ocasião, serão ministradas palestras sobre artes, cultura e criatividade na construção de cidades sustentáveis e a relação com o Carnaval, uma pauta sugerida pelos convidados de Torre Vedras, que, em 2023, comemorou 100 anos da festa. Além disso, será realizada uma visita de reconhecimento ao Sítio Histórico de Olinda.
Já entre os dias 18 e 20 de setembro, a programação será em Areia (PB), onde ocorrem visitas ao Sítio Histórico da cidade. Nesse período, também serão realizados debates acerca da gestão dos patrimônios materiais e imateriais de Areia e sobre como construir uma cidade mais sustentável. Em Natal, o evento acontece de 21 a 23 de setembro, com palestras e debates, além de uma visita ao bairro de Mãe Luiza. No encontro, também estará presente Lula Belmont, fundador do Bloco As Kengas, uma importante manifestação cultural representativa do patrimônio carnavalesco de Natal.
Segundo Eunadia Cavalcante, coordenadora e professora do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, essa é uma oportunidade de ampliar a rede de cooperação acadêmica e institucional acerca da gestão e da preservação de Sítios Históricos. “A parceria com o município de Torres Vedras acontece desde 2018. Ao longo desses anos, desenvolvemos pesquisas e publicamos artigos sobre os processos de regeneração urbana que têm ocorrido no centro histórico daquela cidade. O envolvimento do IPHAN nesta parceria só fortalece esses estudos e permite a troca de experiências exitosas no Brasil e em Portugal. Já para o município de Areia, essa é a possibilidade de troca de informações e documentos históricos acerca dos torrienses que participaram da fundação da cidade.”, explica a coordenadora.
O evento é aberto ao público que possui interesse pelo tema. Quem possui vínculo com a UFRN pode realizar a inscrição, via Sigaa, até o dia 20 de setembro.
Confira a programação completa em Natal:
21 de setembro (quinta-feira), DARQ/UFRN e IPHAN/RN
Tarde: Comunicações na UFRN – com professores e alunos de arquitetura e urbanismo e políticas públicas:
- 14h: Ana Umbelino – Participação cidadã na construção de cidades sustentáveis: o caso de Torres Vedras.
- 15h: André Baptista – Participação do público associada a processos de reabilitação urbana.
- 16h: Debate
22 de setembro (sexta-feira), DARQ/UFRN:
Manhã: Visita ao bairro Mãe Luíza – Escola de Música, Arena do Morro e Espaço Solidário. Tarde: 14:30h – reunião com professores da UFRN – balanço das apresentações.
23 de setembro (sábado) USK Natal, DARQ/UFRN, IPHAN/RN
Manhã:
- 10h: a(R)iscar o património em Natal: fala do Arquiteto André Baptista sobre a experiência do evento “a(R)iscar o património em Torres Vedras” (Oeste Sketchers / Portugal), Casa da rua da Conceição, Cidade Alta.
Tarde:
- 14h: encontro de desenho (parceria com o Grupo Urban Sketchers Natal);
- 16h: conversa com Lula Belmont, fundador do Bloco As Kengas, no Bardallos (Cidade Alta), importante manifestação cultural representativa do patrimônio carnavalesco de Natal