DPET seleciona pesquisadores para projetos financiados pela Petrobras

Notícia publicada em 23/10/2023Oportunidades

Aryela Souza de CT/UFRN

O Departamento de Engenharia de Petróleo (Dpet/UFRN) divulga abertura de editais para atuar nos projetos de pesquisa e desenvolvimento financiados pela Petrobras sob responsabilidade do coordenador Marcos Allyson Felipe Rodrigues. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de outubro, com envio de e-mail para o Dpet.

Os bolsistas selecionados irão avaliar e investigar a influência de parâmetros de reservatório e parâmetros operacionais do fluido de perfuração na origem do dano, além de atuar na área de geomecânica, de acordo com os requisitos de cada função. São ofertadas cinco vagas, distribuídas da seguinte maneira: três destinadas a alunos da graduação do curso de Engenharia Civil e duas para pesquisadores recém-doutores em Engenharia Química.

Os interessados devem anexar, em um único documento PDF, o currículo Lattes atualizado, a cópia da identidade com foto e a cópia do CPF. Os estudantes da graduação devem acrescentar, ainda, o histórico escolar, o comprovante de matrícula do semestre de 2023.2 e a comprovação de atividades de extensão indicadas no currículo. É fundamental que os candidatos já tenham cursado as seguintes disciplinas: CIV0406 – Geologia; CIV0411 – Resistência de Materiais 1; CIV0415 – Mecânica dos Solos 1; e estar cursando CIV0420 – Mecânica dos Solos 2.

Para os pesquisadores externos, é necessário enviar comprovação de disciplinas cursadas em pós-graduação, diploma de doutorado ou certidão de plenária de defesa de tese, comprovante de publicações científicas e participação em eventos, cursos ou atividades em Engenharia Química, em especial na área de Petróleo. É opcional adicionar comprovação de participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento e depósito de patentes.

A seleção será constituída de duas etapas: análise das informações enviadas e entrevista, abordando as experiências acadêmicas e profissionais relacionadas às documentações comprobatórias relacionadas na inscrição. A lista de classificação e a indicação dos candidatos selecionados será publicada no site do Centro de Tecnologia (CT/UFRN) até o dia 31 de outubro.

Para mais informações, os interessados devem consultar os respectivos editais das vagas relacionadas aos discentes de Engenharia Civil e os pesquisadores em Engenharia Química, com foco em Avaliação da acidificação de rochas carbonáticas e Influência de Parâmetros de Reservatório ou entrar em contato pelo e-mail labres.dpet@ct.ufrn.br.