Estudo do PPgCEM ganha destaque nacional
Notícia publicada em 17/09/2024GeraisPesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPgCEM/UFRN) busca caminhos alternativos para o uso de íons lítio em baterias. O objetivo é desenvolver tecnologias mais eficientes e sustentáveis para baterias, a partir do uso de íons sódio.
O estudo é desenvolvido pela doutoranda do PPgCEM/UFRN Débora Ferreira dos Santos Morais. “O projeto objetiva revolucionar o armazenamento de energia renovável ao substituir as baterias de íons lítio, que são caras e com matéria-prima limitada. Por ser extremamente abundante e barato, os íons sódio são uma alternativa economicamente viável e menos tóxicas por não utilizar metais pesados. Além disso, possuem desempenho energético similar às de íons lítio”, explica.
A tese de doutorado tem como orientadores os docentes Mauricio Bomio e Fabiana Villela da Motta, do Departamento de Engenharia de Materiais (DeMat/UFRN), e co-orientador Pedro Lavela, do grupo de Investigación en Química y Electroquímica de Materiales Inorgánicos da Universidad de Córdoba (UCO- Espanha), que é referência na área. De acordo com o Times Higher Education World University Rankings, a UCO está entre as 1500 melhores universidades do mundo. “Tem sido uma honra fazer parte dessa incrível e importante parceria. Sou uma mulher negra, atuando em um espaço majoritariamente masculino, engenharia, e desenvolvendo um projeto internacional”, afirma.
Reconhecimento
Em julho de 2024, o projeto foi selecionado pelo programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência. A iniciativa financia pesquisas no exterior de mulheres negras, indígenas, quilombolas e ciganas. A bolsa de doutorado-sanduíche é custeada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR).
Foram submetidas 546 propostas de todo o país para concorrer nas modalidades de doutorado- sanduíche no exterior (SWE) e pós-doutorado no exterior (PDE). Ao todo, 86 projetos foram escolhidos. O projeto de pesquisa de Débora Ferreira, doutoranda do PPgCEM, foi um dos selecionados e recebeu nota geral 9.6. A pesquisadora também é bolsista da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e atua no Laboratório de Síntese Química de Materiais (LSQM/UFRN).
Por ter sido finalista na seleção do edital, a doutoranda foi convidada a participar do 1° Encontro Atlânticas: Conectando Trajetórias e Fortalecendo o Futuro Acadêmico. O evento ocorreu em Brasília/DF, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na sexta-feira, 13 de setembro. A programação teve como objetivo proporcionar um espaço de troca de experiências, construção de vínculos e projeção de trajetórias acadêmicas de excelência no Brasil e no exterior.
A atividade teve a participação da ministra substituta do MIR, Roberta Eugênio; da secretária do MIR, Márcia Lima; e da diretora da Diretoria de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação (DCOI/CNPq), Dalila Oliveira. Também esteve presente Jaqueline Góes, biomédica que coordenou a equipe responsável por sequenciar o genoma do vírus SARS-CoV-2 no Brasil.