Evento apresenta perspectivas profissionais na área de energias renováveis

Notícia publicada em 22/08/2023Eventos Finalizados
Larissa Araújo de Agecom/UFRN

Com objetivo de apresentar os desafios, as oportunidades e as perspectivas proporcionados pelas energias renováveis, o Departamento de Engenharia do Petróleo (DPET/UFRN) realiza o Renergia: construindo uma carreira sustentável. O evento acontecerá no dia 22 de setembro, a partir das 8h, no Auditório do Centro de Tecnologia da UFRN. As inscrições seguem até 15 de setembro no Sigeventos.

Além da exposição de equipamentos avançados de energia solar e eólica da Ener-eco Energia, a ação traz palestrantes que vão falar sobre oportunidades e desafios do mercado de trabalho e empreendedorismo. Estão entre os participantes da iniciativa representantes das seguintes instituições e empresas: Sebrae, Senai, Idema, ISI-ER, Windcraft, Voltalia e Dois A Engenharia.

De acordo com o professor do DPET e coordenador da ação, Lindemberg Duarte, o evento, também, aborda temas relacionados ao licenciamento ambiental, ao desenvolvimento de projetos em energias renováveis, às novas tecnologias e à carreira profissional. “Em minha opinião, estamos diante de uma das áreas mais promissoras, podendo impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Brasil e, em particular, do Rio Grande do Norte”, afirma.

O docente diz ser inevitável promover ações que possam contribuir para a ampliação e para o fortalecimento das energias renováveis e dos biocombustíveis, visando aliar segurança energética com desenvolvimento sustentável. De acordo com Lindemberg, o uso indiscriminado de combustíveis fósseis tem gerado efeitos climáticos adversos, em razão da emissão de gases causadores do efeito estufa.

“A transição para uma economia de baixo carbono não é apenas um desafio. Apresenta-se uma oportunidade emocionante de redefinir a maneira como produzimos e consumimos energia. Neste sentido, o mercado de trabalho em energias renováveis está em forte ascensão e vem apresentando alta demanda por profissionais com novas competências e habilidades”, conta.

Para participar, é necessário doar 1 kg de alimento não perecível, que será doado, posteriormente, às instituições filantrópicas Casa Durval Paiva e Lar da Vovozinha. Outras informações podem ser obtidas no Instagram @renovaveis.ufrn e no site do evento.

VEJA TAMBÉM