Inscrições abertas para grupo de mulheres na engenharia

Notícia publicada em 14/09/2023Oportunidades
Gabrielly Venceslau de Agecom/UFRN

O grupo Women in Engineering (WiE) do Instituto de Engenheiros, Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) da UFRN está com inscrições abertas para 15 novos membros voluntários. Podem participar da seleção alunos e alunas dos cursos de engenharias, tecnologia ou ciências exatas. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro via formulário.

Criado em 2017, o WiE da UFRN é um grupo de afinidade que tem como objetivo inspirar meninas e mulheres a seguirem carreira nas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), assim como promover uma rede de apoio e de experiências para estudantes que já estão nesses âmbitos. As atividades desenvolvidas pela equipe são voltadas para a área acadêmica e para o mercado de trabalho.

A seleção será composta por uma dinâmica coletiva de forma presencial e, em seguida, será realizada uma entrevista individual para direcionar os estudantes para as atividades que eles possuem maior afinidade. Os critérios para a seleção dos candidatos são: disponibilidade de tempo, interesse em participar ativamente das atividades e identificação com a causa. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com o grupo por meio do Instagram ou pelo email.

Grupo WiE no evento Google’s Women Techmakers (WTM) Créditos: Women in Engineering

A presidente da WiE na UFRN, Bruna Liberato, conta que “nos últimos meses, nossa principal atuação foi promovendo palestras e mesas-redondas com a participação de profissionais da área, alunas da graduação e pós-graduação. Entretanto, nos próximos meses, pretendemos voltar a atuar em escolas públicas para incentivar a entrada de mulheres na área das ciências exatas desde cedo. Também pretendemos voltar a promover minicursos e workshops diversos na Universidade”.

“É importante lembrar que nossas atividades não tem somente cunho tecnológico, mas também social, principalmente quanto à participação feminina na sociedade de modo geral”, explica a diretora de marketing do WiE da UFRN, Lucila Gabriela.

Women in Engineering é uma rede global de membros e voluntários do IEEE, que existe há mais de 25 anos e está presente em diversas universidades. Ela se dedica a promover mulheres engenheiras e cientistas e a inspirar meninas de todo o mundo a seguirem seus interesses acadêmicos em carreiras de engenharias e ciências.

O IEEE é um grupo formado por estudantes de diversos cursos da Universidade que realiza atividades em prol da comunidade externa e interna da UFRN, desenvolvendo projetos, palestras, seminários, workshops, minicursos e visitas técnicas voltadas para qualquer pessoa que tenha interesse, independentemente de estar matriculado nas graduações da área. Atualmente, é dividido por capítulos estudantis, como o de Robótica e Automação (RAS), Computer Society (CS) e  Eletrônica de Potência e Aplicações Industriais (PELS/IAS).