Meninas no Espaço realiza evento de encerramento do projeto

Notícia publicada em 31/08/2023Eventos Finalizados
Larissa Araújo de Agecom/UFRN

Nesta quinta-feira, 31, acontece o encerramento do projeto de extensão Meninas no Espaço. O evento acorrerá no Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E), na Barreira do Inferno. Participam da atividade 15 escolas públicas do Rio Grande do Norte que fizeram parte do projeto.

O momento conta com a presença da secretária de Educação do RN Socorro Batista e de Adriana Corrêa, representante da administração local. Além disso, a representante da Diretoria Nacional de Educação da Agência Espacial Brasileira (AEB), Aline Veloso, apresenta uma palestra abordando as oportunidades de projetos educacionais na área espacial.

As atividades começam às 8h20 com as boas-vindas feitas pela CVT-E, seguidas por palestras e por oficinas distribuídas ao longo do dia, com o objetivo de estimular o desejo das estudantes pelo campo espacial. O momento vai proporcionar uma imersão em conteúdos e em experiências. O encerramento ocorre às 16h, no pátio da CVT-E, onde será feita a foto oficial.

Mariana Almeida, professora do Departamento de Engenharia de Produção da UFRN e coordenadora do projeto Meninas no Espaço, conta o que espera do evento. “Acreditamos que este será um dia de confraternização e aprendizado mútuo, gerando experiências enriquecedoras e grandes oportunidades para todas as meninas de diferentes municípios do estado do RN que estarão presentes”, reflete.

Segundo a coordenadora, a sensação de estar encerrando esse ciclo, sabendo que o projeto ajudou várias meninas a conhecerem a astronomia e despertarem o interesse pela carreira, é de missão cumprida. “Conhecer um pouco mais da história dessas meninas me motiva a buscar parceiros e colaboradores para financiar práticas em busca de desenvolver habilidades e competências na educação do ensino médio, despertar e inspirar o desejo pela pesquisa”, relata.

Ainda de acordo com Mariana, a renovação do projeto depende do órgão financiador para se manter. “Existem novas oportunidades a partir do trabalho executado; toda equipe se esforçou muito para entregar os melhores resultados”, afirma.

Sobre o projeto 

Com o objetivo de proporcionar o protagonismo feminino no campo científico e nas escolas da rede estadual de educação, o projeto de extensão Meninas no Espaço busca estimular e desenvolver competências nas mulheres para atuarem no setor aeroespacial. As ações do programa trazem conhecimento sobre setor aeroespacial, introdução à astronáutica, gestão de projetos, linguagem de programação e foguetes.

VEJA TAMBÉM