Pint of Science 2023 acontece em três bares de Natal

Notícia publicada em 8/05/2023Eventos Finalizados
Paiva Rebouças de Sala de Ciência-Agecom/UFRN

Quem disse que bar não é lugar de ciência? Desde 2017, o festival Pint of Science tem provado que essa combinação funciona em Natal, promovendo encontros gratuitos entre cientistas e comunidade em geral a partir de debates importantes, às vezes densos, mas apresentados de forma objetiva e popular. Neste ano, o evento acontece nos dias 22, 23 e 24 de maio com discussões realizadas a partir das 19h, concomitantemente, em três lugares diferentes: Bar 54, Mormaço e Tapiocaria da Vó. Serão 16 pesquisadores debatendo assuntos diversos a partir de oito temas principais.

No Bar 54, localizado em Ponta Negra, as discussões giram em torno de três temas, um para cada dia. No primeiro, 22 de maio, a professora Mariana de Siqueira, do Departamento de Direito Público da UFRN, e a doutoranda em Informática pela UFPE Soraya Roberta dos Santos Medeiros, egressa da UFRN, discutem sobre inteligência artificial e a regulação da informação nas plataformas. No segundo dia, 23, a tecnologia a serviço da sociedade é assunto para a doutora em Engenharia Ambiental e membro do Engenheiros sem Fronteiras (ESF) Herika Cavalcante e o doutor em Neurociências Fabrício Lima Brasil, do Instituto Santos Dumont. No dia 24, a discussão gira em torno da vida social e mental após a pandemia, tendo como convidadas a professora Ana Karina Silva Azevedo, do Departamento de Psicologia da UFRN, e a psicóloga da Ufersa Mayara Wenice Medeiros, doutora em psicobiologia.

No Mormaço, bar localizado em Lagoa Nova, será discutido no primeiro dia, 22, a decolonialidade e a ciência, tema para a paleontóloga e professora do Departamento de Geologia da UFRN Aline Ghilardi, e o indígena e doutor em Educação Carlos Eduardo de Araújo. No segundo dia, 23, as professoras Luana Myrrha e Jordana Cristina de Jesus, do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem/UFRN), discutem a subnotificação do trabalho doméstico não remunerado no Brasil. No dia 24, o neurocientista Daniel Yasumasa Takahashi, do Instituto do Cérebro (ICe/UFRN), e a professora Renata Souza-Lima, do Departamento de Fisiologia e Comportamento da UFRN, falam sobre o processo biológico da comunicação a partir da vocalização animal.

Na Tapiocaria da Vó, localizada em Ponta Negra, as discussões começam a partir da terça-feira, 23 de maio, tendo como primeiro assunto de debate a alimentação saudável e a segurança alimentar, tema para as professoras Michelle Jacob, do Departamento de Nutrição da UFRN, e Cimone Rozendo de Souza, do Departamento de Ciências Sociais da UFRN. O segundo dia, 24, encerra a programação com um debate sobre a cidade e a cena urbana, conduzido pelos professores Alex Galeno, do Instituto Humanitas da UFRN, e Henrique Lucena, historiador culturalista.

Idealizado numa parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto Santos Dumont (ISD), o Pint of Science Natal é um reforço dessas instituições e seus organizadores na busca pela popularização da ciência. Realizado no mundo desde 2012, o Pint of Science é um festival internacional que visa comunicar desenvolvimentos científicos contemporâneos ao público, trazendo cientistas a bares, cafés e outros locais públicos para compartilharem suas pesquisas e descobertas. Em 2023, estão confirmadas 123 cidades e mais de 600 cientistas só no Brasil.

Programação Completa:

BAR 54

22/05 – MANDE NUDES: A AI REGULANDO A INFORMAÇÃO

Mariana de Siqueira – professora do Departamento de Direito Público da UFRN

(O Direito e a IA no Brasil: alguns aspectos relevantes)

Soraya Roberta dos Santos Medeiros – doutoranda do Centro de Informática da UFPE

(O imperativo categórico de uma IA)

23/05 –  A TECNOLOGIA À SERVIÇO DA SOCIEDADE

Fabrício Lima Brasil – professor Instituto Santos Dumont (ISD)

(AVE (derrame) e TEA (autismo) – Um problema na montanha russa e no tamanho do funil?)

Herika Cavalcante – engenheira do Engenheiros sem Fronteiras (ESF)

(Tecnologias sociais de saneamento bioenergético – projetos desenvolvidos pelo ESF)

24/05 – ANTES E DEPOIS DA PANDEMIA: VIDA SOCIAL E MENTAL

Ana Karina Silva Azevedo – professora do Departamento de Psicologia da UFRN

(O que podemos falar sobre saúde mental antes e depois da pandemia?)

Mayara Wenice Medeiros – psicóloga da Ufersa

(Indicadores de adoecimento mental em face da pandemia da covid-19)

MORMAÇO

22/05 – LEVARAM EMBORA ATÉ O QUE EU NÃO TINHA

Carlos Eduardo de Araújo – doutor em Educação

(Xamanismo, Saberes indígenas, Ciência Ancestral)

Aline Ghilardi – professora do Departamento de Geologia da UFRN

(Esqueletos no armário: o que os fósseis nos contam sobre e colonialismo na Ciência)

23/05 – A SUBNOTIFICAÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO NÃO REMUNERADO

Luana Myrrha – professora do PPGDem/UFRN

(Por amor ou obrigação? A subnotificação do trabalho doméstico não remunerado)

Jordana Cristina de Jesus – professora do PPGDem/UFRN Por amor ou obrigação?

(A invisibilidade do trabalho doméstico não remunerado)

23/05 – COMUNICAÇÃO: O QUE OS ANIMAIS NOS DIZEM

Renata Souza Lima – professora do Departamento de Fisiologia e Comportamento da UFRN

(Cultura vocal em animais não humanos)