Professor do curso de arquitetura recebe prêmio destaque

Notícia publicada em 11/11/2022Gerais
Yasmin Alves de Agecom/UFRN

Pesquisas sobre a história da arquitetura, cidade, território e habitação com enfoque cultural deram ao professor Rubenilson Teixeira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (Darq/UFRN), o Prêmio de Pesquisador Destaque de 2022. A homenagem é oferecida pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) levando em conta as produções relevantes do homenageado para o desenvolvimento da ciência na Universidade.

Professor Rubenilson Teixeira explica sobre sua pesquisa. Foto: Cícero Oliveira

O prêmio considera a trajetória de vida acadêmica do pesquisador, focando no conjunto de sua atuação na pesquisa durante os vários anos de sua carreira. No processo de escolha dos pesquisadores-destaque, a Propesq analisa os memoriais e currículo Lattes dos cientistas, como também formação de recursos humanos para a pesquisa (graduação e pós-graduação) e a internacionalização.

Rubenilson se interessou pela pesquisa científica quando ainda cursava a graduação de Arquitetura, entre 1982 a 1986. Naquela época, segundo ele, não havia muitos estudos e conhecimento sobre os processos históricos de formação territorial, urbana e da arquitetura no Rio Grande do Norte.

“A literatura clássica, como os escritos de Câmara Cascudo, Rocha Pombo e Tavares de Lira, trouxe excelentes contribuições para o conhecimento histórico de nosso estado”, explica o professor. Ele completa que existia uma enorme dificuldade de acesso a fontes primárias, manuscritas, especialmente do período colonial. O professor argumenta que o acesso a fontes documentais encontradas via internet precisa ser destacado como um facilitador do aumento das pesquisas nessa área.

Rubenilson também salienta, no entanto, que, apesar do reconhecimento, ele é apenas parte de um conjunto cada vez maior de pesquisadores que se dedicam a essas questões. “E isso se dá, em grande parte, graças ao desenvolvimento dos programas de pós-graduação da UFRN, que têm esse tema como foco de interesse acadêmico-científico”, disse.

Intenções para o futuro

Focado em sua área, o professor Rubenilson assegurou que vai se manter na linha de pesquisa. Além disso, vem desenvolvendo uma investigação acadêmica com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre ameaças externas, provenientes do mar, que tentaram se apropriar do litoral potiguar. Esse estudo tem relação com o projeto do Conjunto de Fortificações do Brasil, dentre que inclui, por exemplo, o Forte dos Reis Magos, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade.

Em paralelo a isso, está iniciando uma nova pesquisa, intitulada Os Profissionais do Urbano, que busca enxergar as pessoas além de suas profissões como engenheiros e arquitetos por meio de sua atuação na cidade, sempre numa perspectiva histórica. “Estou também, neste momento, com mais um livro pronto, fruto de pesquisa, em negociação para ser publicado, sobre a arquitetura vernacular”, complementa.

Trajetória pessoal acadêmica

Após se graduar em arquitetura pela UFRN, Rubenilson Teixeira cursou mestrado em Minimum Cost Housing, na Mcgill University, Montreal (Canadá) e doutorado em Etudes Urbaines, na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), na França. Entre 2012 e 2013, retornou a Paris para o pós-doutoramento no Centre de Recherche en Histoire Atlantique (CRHIA), da Universidade de La Rochelle, onde se tornou professor visitante.

Em 1993, foi admitido como professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. Nesse percurso, atuou no ensino da graduação e na pós-graduação, na pesquisa e na extensão universitária. “Por meio da orientação acadêmica, tenho contribuído para a formação de quadros na graduação, inclusive na iniciação científica, mas também na pós-graduação, com a orientação de alguns trabalhos de pesquisa que representam contribuições relevantes na minha área de atuação”, conta o professor.

Durante a sua carreira como pesquisador, sempre teve reconhecimento do mundo acadêmico, como as avaliações positivas de seus trabalhos e  investimentos de órgãos de fomento do Brasil e do exterior. Ele acredita que a honra de receber esse prêmio está não somente no reconhecimento por uma instituição tão importante como a UFRN, mas também por saber que ela tem excelentes quadros que são potencialmente elegíveis a esse prêmio.