Programa Habitat Marte lança livro de resumos

Notícia publicada em 24/01/2023Gerais
Adriane Galvão de Agecom/UFRN

Pesquisadores da estação espacial análoga Habitat Marte lançaram um livro de resumos sobre trabalhos apresentados no Space Habitat Event 2022A obra foi organizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Habitat Marte, Mars Society Brazil e Space Reinassance Latin America.

O  livro pode ser baixado gratuitamente e conta com 57 resumos que abordam temas como exploração espacial, agricultura, habitats espaciais e tecnologias de apoio. Além disso, a obra contém links para apresentações no Youtube com estudos submetidos ao Space Habitat Event 2022. Durante o evento, foram divulgadas pesquisas feitas por estudantes universitários de instituições acadêmicas de diversos países.

Julio Rezende, coordenador da Habitat Marte, explica que a publicação apresenta estudos de pesquisadores renomados, mas também de jovens que estão começando na ciência “O livro é motivador principalmente para jovens pesquisadores e interessados na área espacial perceberem os caminhos para atuar nessa área do conhecimento”, destaca o cientista.

Space Habitat Event aconteceu entres os dias 1º e 4 de dezembro de 2022. Esta foi a terceira edição do evento, que ocorreu pela primeira vez em 2020. Nesta edição, o número de submissões de resumos ultrapassou a quantidade de 2021. Além de estudiosos do Brasil, participaram pesquisadores da Índia, Turquia, Bolívia, Espanha, México e Japão.