Segundo dia do Pint of Science discute a Tecnologia, trabalho e alimentação saudável

Notícia publicada em 18/05/2023Eventos Finalizados
Amanda Macêdo de Sala de Ciência-Agecom/UFRN

Com o lema Um Brinde à Ciência, o festival Pint of Science segue a programação do dia 23 de maio com debates em torno da tecnologia, do trabalho doméstico e da alimentação saudável. As palestras do festival de ciência terão início às 19h e ocorrerão, simultaneamente, em três locais diferentes: Bar 54, Mormaço e Tapiocaria da Vó.

Na Tapiocaria da Vó, localizada em Ponta Negra, as discussões têm como primeiro assunto de debate a alimentação saudável e a segurança alimentar, tema para as professoras Michelle Jacob, do Departamento de Nutrição da UFRN, e Cimone Rozendo de Souza, do Departamento de Ciências Sociais da UFRN.

A tecnologia a serviço da sociedade é o assunto principal das palestras do Bar 54 neste dia. As discussões serão ministradas pelo doutor em neurociências Fabrício Lima Brasil, que traz o debate AVE (derrame) e TEA (autismo) – Um problema na montanha russa e no tamanho do funil?, e a doutora em Engenharia Ambiental Herika Cavalcanti, que abordará as Tecnologias sociais de saneamento bioenergético – projetos desenvolvidos pelo Engenheiros Sem Fronteiras (ESF).

No segundo dia do Pint of Science, no restaurante Mormaço, localizado em Lagoa Nova, as professoras Luana Myrrha e Jordana Cristina de Jesus, do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem/UFRN), discutem a subnotificação do trabalho doméstico não remunerado no Brasil.

Ciência para todos
O festival Pint of Science é realizado em diversos países desde 2012 e tem como objetivo principal comunicar os desenvolvimentos científicos contemporâneos ao público em geral. Cientistas são convidados a compartilhar suas pesquisas e suas descobertas em bares, cafés e outros locais públicos.

O evento terá a presença de mais de 600 pesquisadores e especialistas em capitais do país discutindo tópicos relevantes de diversas áreas do conhecimento em ambientes descontraídos, como bares e restaurantes. A programação abrange temas como biologia, química, física, matemática, política, direito e tecnologia. Com o lema Um Brinde à Ciência, o festival visa a estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país. O festival está marcado para os dias 22, 23 e 24 de maio, sempre a partir das 19h, horário de Brasília.

Serviço

23/05 –  A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA SOCIEDADE

Fabrício Lima Brasil – professor Instituto Santos Dumont (ISD)

(AVE (derrame) e TEA (autismo) – Um problema na montanha russa e no tamanho do funil?)

Herika Cavalcante – engenheira do Engenheiros sem Fronteiras (ESF)

(Tecnologias sociais de saneamento bioenergético – projetos desenvolvidos pelo ESF)

23/05 – A SUBNOTIFICAÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO NÃO REMUNERADO 

Luana Myrrha – professora do PPGDem/UFRN

(Por amor ou obrigação? A subnotificação do trabalho doméstico não remunerado)

Jordana Cristina de Jesus – professora do PPGDem/UFRN

(A invisibilidade do trabalho doméstico não remunerado)

23/05 – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SEGURANÇA ALIMENTAR

Michelle Jacob  – professora do Departamento de Nutrição da UFRN

(A biodiversidade alimentar: um tesouro ausente no prato dos brasileiros e brasileiras)

Cimone Rozendo de Souza – professora do Departamento de Ciências Sociais da UFRN

(Comida e Cidadania)

VEJA TAMBÉM