SIA e Engenharia de Materiais promovem oficina de escrita em Braille

Notícia publicada em 28/09/2022Eventos
Matheus Nascimento de CT/UFRN

Cumprindo seu papel social, o Centro de Tecnologia (CT/UFRN) oferece uma oportunidade para estudantes interessados em projetos inclusivos. Acontece, no dia 6 de outubro, às 10h, o evento Engenharia e Acessibilidade: Oficina de Escrita em Braille, uma ação do curso de Engenharia de Materiais da UFRN em parceria com a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA/UFRN).

Desenvolvida pelo coordenador da graduação em Engenharia de Materiais, professor Bismarck Luiz Silva, a oficina surgiu como um desdobramento da disciplina Mecanismos de Fratura e Análise de Falha. Na ocasião, os alunos foram orientados a desenvolver um projeto de engenharia envolvendo a temática de inclusão.

Em entrevista, o docente conta que surgiu da turma o interesse em criar um projeto de sinalização tátil, escrita em Braille, para ser introduzida inicialmente nos laboratórios e dependências do Departamento de Engenharia de Materiais. “Conversando com a SIA, surgiu a proposta de ter um cronograma de atividades direcionado ao projeto. Além disso, entendemos que a ação de inclusão pode ser estendida para os cursos de Engenharia do Centro de Tecnologia”, diz o professor.

A oficina será ministrada por Bruno Lima de Brito, atual revisor de braille da SIA, e por Katiene Symone de Brito Pessoa da Silva, docente do Departamento de Letras do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) e secretária adjunta da SIA. O evento tem como objetivo apresentar o Braille como um sistema de leitura e escrita, utilizando materiais como a reglete e a técnica de pulsão do Braille para o desenvolvimento das atividades, com as quais os participantes vão aprender mais sobre esse alfabeto, a escrita numérica e os símbolos matemáticos.