Workshop internacional reúne especialistas para discutir energia eólica no Brasil

Notícia publicada em 24/05/2024Eventos
Amanda Menezes de Agecom/UFRN

Nos dias 10 e 11 de junho, o grupo de pesquisa e extensão Creation realiza o 2º  workshop internacional Brazil Offshore Wind & Power-to-X 2024O evento, que acontece no Hotel Holiday Inn Natal, trará discussões sobre o potencial da eólica offshore e tecnologias Power-to-X para o Brasil, discutindo as estratégias de desenvolvimento científico, tecnológico e industrial para a produção de hidrogênio verde. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do sympla. O evento é aberto ao público geral.

Durante a ação, serão realizadas atividades como palestras e painéis sobre o tema. As seis áreas abordadas, que buscam impulsionar debates sobre a sustentabilidade no Brasil, contarão com a participação de especialistas para abordar sobre industrialização verde, ações e planos de desenvolvimento, infraestrutura para eólica offshore e produtos Power-to-X. As vertentes da ação são organizadas em conjunto com Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, em colaboração com especialistas da Europa.

O evento aponta que a energia eólica offshore entra como uma vertente de energia renovável para limitar o aquecimento global em 1,5°C. O Brasil se destaca nessa transição energética por possuir potencial eólico offshore de aproximadamente 700 GW em até 50 metros de profundidade. O Rio Grande do Norte, escolhido para sediar o evento, é líder nacional na alternativa e possui potencial de mais de 55 GW em águas rasas e próximas à costa.

O hidrogênio verde também é abordado nas atividades devido à sua capacidade de substituir combustíveis fósseis e reduzir a emissão de gases do efeito estufa (GEE), trabalhando  junto com o potencial da energia eólica offshore no país. De acordo com as motivações para realizar a ação, o Brasil possui competitividade global e caminha rumo à exportação de energia renovável por meio do hidrogênio verde e de outros produtos verdes do Power-to-X, como o Fertilizante Verde e o Aço Verde.

VEJA TAMBÉM