Aprovada oitava carta-patente da UFRN de produto para área industrial

Notícia publicada em 6/09/2018Gerais

Fruto de um projeto em parceria com a Petrobrás, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), conquistou a sua oitava carta-patente no final do mês de agosto. Requerida em fevereiro de 2006, a iniciativa é parte de pesquisas executadas por professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPgCEM), da UFRN. Recentemente, o Programa  atingiu a nota máxima na avaliação da Capes.

O resultado da parceria é uma pasta cimentante à base de aluminossilicatos e microssílica, geopolimerizada em solução alcalina de KOH (Hidróxido de Potássio) e Ca(OH)2 (Hidróxido de Cálcio), além do seu método de preparação. O produto é utilizado para cimentação de poços de petróleo, situados em formações geológicas adversas. A pasta possui um elevado nível de resistência mecânica e química que a diferencia de outros gêneros similares disponíveis no mercado.

Assinam a autoria da carta-patente os professores Antônio Eduardo Martinelli, Dulce Maria de Araújo Melo, Marcos Antônio de Freitas Melo, e os representantes da Petrobras João de Deus Souto Filho e Romero Gomes da Silva Araújo.