Habitat Marte prepara festival em Caiçara do Rio do Vento

Notícia publicada em 26/02/2024Eventos
Vilma Torres de Agecom/UFRN

A Estação Espacial análoga Habitat Marte se prepara para receber o Mars Moon Festival – Artes e Ciências juntas pelo futuro da Humanidade, um evento cultural que nasce com a original proposta de unir ciência e música.  A festa acontece no dia 10 de março, na zona rural de Caiçara do Rio do Vento (RN), a partir das 15h e a participação é gratuita. Quem estiver disposto a participar pode acompanhar as atualizações na rede social do Habitat.

A programação do evento tem como ponto alto a apresentação do maestro polonês Mariusz Monczac, acompanhado de músicos da Escola de Música da UFRN (EMUFRN). Além do convidado internacional, a Filarmônica Manoel Barbosa, formada por crianças e jovens da cidade de Caiçara do Rio do Vento, também estará presente, entre outros convidados ainda não divulgados.

O coordenador da Estação Espacial análoga Habitat Marte, professor Julio Rezende, diz que um dos objetivos do evento é divulgar a ciência e gerar interesse no público em geral sobre as possibilidades de vida em Marte e na Lua. “Estaremos fornecendo uma plataforma para que músicos profissionais, crianças musicistas, cientistas, estudantes e o público em geral se reúnam e compartilhem seus conhecimentos, experiências e ideias relacionadas à exploração e colonização espacial”, explica Julio.

O Habitat Marte funciona como uma estação espacial análoga, onde uma equipe empolgada de cientistas, professores, estudantes, curiosos e voluntários amantes da temática espacial se reúne para uma imersão em atividades similares a uma vivência em Marte. As missões acontecem em datas variadas. Essas iniciativas são de grande importância não apenas para se compreender como ocorreria uma ocupação espacial, mas também são úteis por poderem ser reproduzidas em ambientes secos como o Semiárido nordestino. Na Estação, por exemplo, existem construções feitas com resíduos, tecnologias de reaproveitamento inteligente da água, ações autossustentáveis para produção de alimentos, gestão de energia solar e reciclagem.

Atrações

Mariusz Monczak é um violinista polaco-canadense. Como solista e músico de câmara, atuou em vários festivais internacionais e se apresentou como solista com a Orquestra de Câmara de Montreal e a Orquestra Sinfônica de Brandemburgo, entre outras.

Já a Filarmônica Manoel Barbosa é um grupo musical da cidade de Caiçara do Rio do Vento, que carrega o nome do maestro que a liderou em seus primeiros anos. Com um repertório diversificado, o grupo toca do clássico ao contemporâneo.

Filarmônica Manoel Barbosa – Reprodução instagram