Engenharia de Produção promove conversa sobre gestão de resíduos em cidades litorâneas

Notícia publicada em 12/03/2024Eventos
Giovana Góis de Agecom/UFRN

O Departamento de Engenharia de Produção (DEP/UFRN) promove, no dia 22 de março, a palestra Olhar Mar Adentro: Gestão de Resíduos em Cidade Litorâneas – os casos de Florianópolis/SC e João Pessoa/PB. A programação acontece em formato on-line, por meio da plataforma Google Meet, às 15h30. O debate é aberto para a comunidade em geral e é coordenado pela professora do DEP, Ciliana Colombo.

Olhar Mar Adentro é um ciclo de palestras, com encontros trimestrais. Integra o projeto Sustentabilidade como Solução para o Lixo Plástico no Mar (SS-OCEANOS), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e executado em parceria entre a UFRN, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CIMATEC). Também participam o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP).

A ação tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os problemas ambientais e as possíveis soluções para o lixo no mar, especialmente dos resíduos plásticos. No primeiro encontro de 2024, serão debatidos os casos de duas cidades litorâneas, Florianópolis/SC e João Pessoa/PB, e como elas trabalham para minimizar os impactos no ambiente marinho, por meio da gestão de resíduos urbanos.

O debate traz como palestrantes Daiana Andréia Bastezini, turismóloga, e Karina da Silva de Souza, engenheira sanitarista e ambiental. As profissionais atuam no gerenciamento de resíduos sólidos municipais e no desenvolvimento de projetos e políticas públicas na Prefeitura Municipal de Florianópolis. O evento recebe também Clóvis Correia Lima Neto, diretor do Departamento de Limpeza Urbana (DLUR/EMLUR) de João Pessoa.

Interessados devem se inscrever pelo Sigaa. A ação garante certificação de três horas.