Departamento de Engenharia Mecânica realiza a 12ª edição do Conem

Notícia publicada em 2/10/2023Eventos
Rayssa Vitorino de Agecom/UFRN

O Departamento de Engenharia Mecânica da UFRN (MEC) irá realizar a 12ª edição do Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. O evento acontece entre 29 de julho e 2 de agosto de 2024, no prédio da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT/UFRN). A nova edição terá o tema Ciência e Engenharia para o futuro. As submissões de trabalhos terão início no dia 30 de outubro pelo site.

Serão realizadas palestras e simpósios nas áreas de engenharia aeroespacial; de fabricação; nuclear; de offshore e petróleo; de projeto, fenômenos não-lineares e caóticos; e de materiais e estruturas inteligentes. Os palestrantes também vão abordar o conhecimento científico tecnológico.

Entrarão em debate assuntos como mecânica dos fluidos; fratura; fadiga e integridade estrutural; sólidos; mecatrônica, nano, micro-fluídica e microssistemas; qualificação de incertezas; modelagem estocástica; refrigeração; ar-condicionado; aquecimento; ventilação; tubulações; e vasos de pressão.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) e tem a colaboração da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN) e dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPgEM/UFRN) e Engenharia Aeroespacial (PPgEA/UFRN). A ação acontece desde 1990, sendo, inicialmente, intitulada Congresso de Engenharia Mecânica do Norte-Nordeste (CEM-NNE). Em 1992, passou a ser anual e, em 2000, foi renomeada como Conem, sendo realizada a cada dois anos desde então.