Professor de universidade francesa participa de palestras na UFRN

Notícia publicada em 26/02/2024Eventos
Ester Tavares de Agecom/UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sedia, por meio do Projeto CAPES-BRAFITEC, no dia 28 de fevereiro, duas palestras com o professor francês Gilles Morel, do Departamento de Engenharias de Sistemas Urbanos da Université de Technologie de Compiègne (UTC). Os eventos são coordenados pelo professor do Departamento de Arquitetura (DARQ) do Centro de Tecnologia (CT) da UFRN, Petrus Gorgônio da Nóbrega, e acontecem no miniauditório do CT, às 14h e às 15h30, respectivamente.

As inscrições para as duas palestras já estão disponíveis pelo Sigaa. A primeira será voltada para os discentes que desejam conhecer a UTC e se interessem em se candidatar para o programa de mobilidade internacional. Já a segunda, cujo tema será Decision Support tools for a Sustainable and Resilient City, será voltada para os docentes e profissionais da área, seja interno ou externo à UFRN. Ambas as palestras serão ministradas na língua inglesa.

As palestras fazem parte do Projeto Tecnologias Digitais para um Ambiente Construído Sustentável e Resiliente, promovido pela parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Université de Technologie de Compiègne (UTC) e a École Spéciale des Travaux, du Bâtiment et de L’Industrie (ESTP-Paris). Atualmente, dois alunos de Engenharia Civil estão em mobilidade na UTC e três alunos na ESTP.

A visita de Gilles Morel busca fortalecer os laços de cooperação entre as instituições de ensino, cujas áreas de interesse são os edifícios e cidades inteligentes. Morel trabalha na interface da Engenharia da Computação e Engenharia Urbana, com aplicações na Ciência de Dados, no aprendizado de máquina, na Inteligência Artificial, e de forma mais ampla, na tecnologia de informação e comunicação de sistemas urbanos (transporte, energia, água, vias e edificações).