Car-kará Aerodesign: 25 anos de voo, inovação e vitória

Notícia publicada em 25/01/2024Gerais
Gabrielly Venceslau de Agecom/UFRN

Pioneiro na Região Norte-Nordeste desde o ano 1999, o projeto de extensão Car-kará Aerodesign, vinculado ao Centro de Tecnologia da UFRN (CT/UFRN), comemora em 2024 seus 25 anos de existência. O Car-kará foi a primeira equipe de engenharia, sem ênfase em aeronáutica, a vencer a competição SAE Brasil AeroDesign e conquistou títulos como o de campeã nacional cinco vezes, sendo duas na classe regular, nos anos de 2003 e 2004, e em três ocasiões na classe advanced, nos anos de 2003, 2007 e 2014. E foi campeã mundial por duas oportunidades, em 2005, na classe regular, e em 2008, na classe advanced.

Para competir no AeroDesign é necessário projetar e construir um avião rádio controlado. Durante as competições, são avaliados os projetos teóricos, a criatividade, o relatório e a defesa oral do trabalho. Em seguida, são realizadas as provas de voo, nas quais os protótipos são submetidos ao limite de suas capacidades. Os campeões de cada classe se classificam para a competição internacional que acontece nos Estados Unidos.

A equipe começou a competir no ano de 2000 e desde então coleciona títulos nacionais e mundiais. Créditos: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

O projeto é coordenado por Rubens Salsa, professor do Departamento de Engenharia Mecânica (MEC) da UFRN. Ele conta que se sente orgulhoso ao testemunhar o esforço e sucesso de uma equipe incrivelmente talentosa. “Nossa meta permanece firme: continuar elevando o nome da UFRN nos cenários nacional e internacional, solidificando a excelência das Engenharias da Instituição. Além disso, esperamos inspirar novos alunos a embarcarem nos cursos de engenharia, compartilhando nossa paixão pelo conhecimento, inovação e impacto positivo na sociedade” ressalta Rubens.

Segundo o professor, no início do ano, a SAE Brasil divulga o regulamento para a competição que normalmente acontece no início de novembro. “Nossos alunos se dedicam ao longo do ano, elaborando projetos conceituais e construindo protótipos que atendam meticulosamente às exigências de voo das aeronaves. Esse comprometimento reflete não apenas a dedicação à competição, mas também a busca constante por inovação e excelência em cada detalhe do projeto”, explica Rubens.

Os estudantes constroem as aeronaves no laboratório de mobilidade, que possui computadores, ferramentas especializadas e uma variedade completa de equipamentos. Os participantes têm à disposição diversos recursos que os auxiliam no projeto. “O laboratório de mobilidade não é apenas um local de trabalho, mas um espaço onde a equipe se reúne regularmente, tornando-se praticamente uma segunda casa, especialmente nos momentos que antecedem as competições”, comenta o professor.

O laboratório de mobilidade é o local onde a equipe projeta componentes, realiza simulações computacionais e constrói protótipos para a competição aeronáutica.  Créditos: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Eduarda Fernandes, estudante do curso de Ciências e Tecnologia (CeT) da UFRN, entrou no Car-kará em 2021 e atualmente é capitã da equipe. “O projeto me fez viver momentos incríveis que pensei que só ia viver formada. A viagem para São Paulo é muito grandiosa, você realmente entende o motivo de estudar engenharia. O Car-kará é o lugar em que consigo me ver como engenheira”, conta a aluna.

Eduarda comenta que o projeto abrange muitas áreas, desde os cursos de engenharia e CeT, até publicidade e marketing e está com inscrições abertas para novos membros até o dia 26 de janeiro. Para se inscrever é necessário preencher este formulário. É possível acompanhar as atividades desenvolvidas por eles por meio da página do Instagram da equipe.