Comissão vinculada a Petrobras visita o Centro de Tecnologia

Notícia publicada em 24/11/2023Gerais
Aryela Souza de Ascom CT/UFRN

Na terça-feira, 22, o Centro de Tecnologia (CT/UFRN) recebeu a comissão de avaliação do Programa de Recursos Humanos da PANP. A visita correspondeu a uma inspeção da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aos cinco Programas de Formação de Recursos Humanos (PRHs) da UFRN.

Estavam presentes na reunião Eduardo da Silva Torres, assessor de Projetos e Programas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I); Maiby Carestiato Frossard, coordenadora de Convênios e Termos de Cooperação; Alexandre Maciel Kosmalski Costa, coordenador geral de Gestão e Desenvolvimento Tecnológico; e Diego Gabriel da Costa, assistente. Todos citados anteriormente são membros da ANP.

Já representando o CT, participaram a professora Carla Wilza Souza de Paula Maitelli, diretora do centro; os professores Edney Rafael Galvão, do Departamento de Engenharia de Petróleo (DPET/CT); Osvaldo Chiavone Filho, do Departamento de Engenharia Química (DEQ/CT); e o pesquisador visitante Wilson da Mata, responsável por um dos PRHs do DPET.

No total, existem 54 Programas de Formação de Recursos Humanos (PRHs), que estão distribuídos em diversas universidades do Brasil. As universidades foram selecionadas no edital de 2018 com o objetivo de formar uma mão de obra especializada na inserção no mercado de trabalho e no desenvolvimento de novas pesquisas para o setor regulado pela ANP. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui cinco, atrás apenas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Três estão vinculados ao Centro de Tecnologia (CT/UFRN), pertencentes aos cursos de Engenharia de Petróleo, Engenharia Química e Engenharia de Materiais.

Inicialmente, os representantes da ANP foram recebidos pela diretora do CT, que fez uma breve apresentação e ressaltou a importância dos PRHs para a UFRN. Em seguida, a comitiva seguiu para visita aos laboratórios e conversas com os bolsistas dos Programas sobre as pesquisas em desenvolvimento.