ECT oferta aulões sobre Funções Polinomiais

Notícia publicada em 8/05/2023Oportunidades
Vitoria Nascimento de Agecom/UFRN

A Escola de Ciência & Tecnologia (ECT/UFRN) está ofertando aulões para estudantes do ensino médio que estão se preparando para ingressar na universidade, principalmente em cursos de Ciências Exatas. Nos dias 6, 13 e 20 de maio, o tema das aulas é funções polinomiais. Os aulões acontecem aos sábados, de forma presencial, no Auditório B da ECT. As inscrições serão feitas por meio do Sigaa.

O projeto é coordenado pela professora da ECT Simone Batista. O intuito é diminuir a reprovação e desistência das disciplinas iniciais. Na ECT, por exemplo, a ideia é reduzi-las em disciplinas como Pré-Cálculo, Vetores e Geometria Analítica (VGA) e Cálculo 1.

O curso é dividido em três tópicos. Os temas do Tópico 1 são: Números racionais, Operações com frações, Múltiplos e divisores, Números irracionais, Dízimas periódicas, Porcentagem e Regra de três simples e composta. No Tópico 2 são abordados: Funções polinomiais em geral, Propriedades e gráficos, Divisão de polinômios e Raízes de polinômios. O Tópico 3 trata de: Ângulos, Graus e radianos, Triângulos, Senos e cossenos, Tangente, secante, cossecante e cotangente, Funções trigonométricas, Identidades trigonométricas e Utilização de trigonometria nos problemas básicos de engenharia.

O projeto existe desde 2022 e surgiu da observação das dificuldades apresentadas em matemática básica pelos alunos que ingressam na faculdade. Diferentemente da edição anterior, em 2023 as atividades foram divididas por temas, assim os alunos que têm dificuldade em um assunto específico podem inscrever-se apenas naquele que mais os interessa.