Ex-diretores da Fapern entregam carta à governadora

Notícia publicada em 15/12/2023Gerais
Giovana Góis de Agecom/UFRN

Ex-diretores da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern), em sua maioria ligados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entregaram, nesta quinta-feira, 14, uma carta destinada à governadora Fátima Bezerra durante cerimônia comemorativa aos 20 anos de criação da instituição. O documento faz um resgate da história da Fapern e pede mais apoio em sua consolidação como fomentadora do desenvolvimento científico e tecnológico do estado.

A carta, endereçada ainda ao atual presidente da Fundação, professor Gilton Sampaio, contextualiza que o RN está em 8º lugar no Brasil em número de doutores e 12º na produção científica brasileira, o que lhe confere o 6º lugar em número de artigos científicos publicados por 100 mil habitantes, acima da média do Brasil. No entanto, diz o documento, a Fapern possui o menor orçamento da região Nordeste em relação ao PIB estadual (0,1%). “A contrapartida para financiamento da Pesquisa ocupa o 26º lugar e, em relação às bolsas de pesquisa, o 24º lugar entre os 27 estados brasileiros, caracterizando oportunidades evidentes para um maior investimento”, afirmam os pesquisadores.

Na carta, os pesquisadores rememoram as origens da Fundação, os motivos pelos quais foi criada e o funcionamento geral da instituição. A Fapern foi criada em 2003, em um momento em que a ciência no Brasil se encontrava em um cenário de desenvolvimento intermediário. Foi citado também o fato de orçamentos estaduais previstos ao longo dos anos nunca terem sido totalmente liberados. Os pesquisadores afirmam ainda que, além da gestão de tempo das atribuições referentes aos cargos, os gestores precisam também se comprometer com editais, acordos e convênios.

Ex-diretores da Fapern com a governadora Fátima Bezerra e o atual diretor da Fundação, Gilton Sampaio – Foto: Fapern

 
Por fim, o governo atual é convocado a desempenhar um papel ativo no financiamento das áreas de ciências, tecnologia e informação, com o propósito de estimular a formação dos cientistas e técnicos potiguares. Além disso, os ex-diretores trouxeram visibilidade à importância socioeconômica que a Fapern tem no cenário do RN.

Intitulada Fapern, 20 anos: a ciência, tecnologia e inovação para o estado do RN, o documento foi assinado por José Lacerda Alves Felipe (UFRN), Paulo Waldemiro Soares Cunha (UFRN), Maria Bernardete Cordeiro de Sousa (UFRN), Manoel Lucas Dantas Filho (UFRN), Uilame Umbelino Gomes (UFRN), além de Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia (Ufersa) e Emanoel Márcio Nunes (UERN).

É possível ler a carta na íntegra neste site.

VEJA TAMBÉM