Exposição do CT explora o fenômeno da corrosão de materiais

Notícia publicada em 1/12/2022Eventos Finalizados
PEDRO OLIVEIRA DE CT/UFRN

Os estudantes do curso de Engenharia de Materiais do Centro de Tecnologia (CT) realizam nesta quinta-feira, 1º de dezembro, a exposição Corrosão é um bicho de 7 cabeças?, que visa mostrar à comunidade acadêmica alguns fenômenos eletroquímicos, os impactos econômicos e de segurança associados com o processo de corrosão dos materiais metálicos. O evento, aberto a toda comunidade acadêmica, acontece a partir das 13h no Hall da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT).

Para facilitar a compreensão do componente pedagógico, a exposição discutirá sobre os mecanismos da corrosão versus degradação; operação, meio, localidade e direcionalidade; fenômeno, morfologia, mitigação; mecanismos; eletroquímica e características físico-químicas. A ação vai apresentar, ainda, os principais mecanismos de corrosão observados industrialmente, a partir de diferentes experimentos práticos, bem como relacionar as possíveis formas de controle (mitigação) do processo de corrosão viáveis de implementação.

Durante a atividade, a exposição vai permitir explorar o aprendizado baseado em problemas e sala de aula invertida, dinâmica das metodologias ativas que inverte a posição de hierarquia, equilibrando a transferência de conhecimento de forma horizontal durante a aula. Outra metodologia proposta são os Soft Skills, conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano. Todos esses elementos de aprendizagem buscam, ainda, apresentar o curso para os estudantes de Engenharia de Materiais, como também das demais engenharias e da ECT.

Mais informações podem ser obtidas via Instagram do Centro Acadêmico do curso.