Habitat Marte e Meninas no Espaço realizam missão conjunta

Notícia publicada em 15/06/2023Tecnologia

A estação espacial análoga Habitat Marte (UFRN) realizou, entre os dias 13 e 14 de junho, a missão Valentina Tereshkova. A missão 145 do projeto aconteceu presencialmente na estação Espacial Marte, localizada no município de Caiçara do Rio do Vento (RN), numa área impactada pela mudança climática, pela seca e escassez hídrica. O projeto liderado pelo professor Júlio Rezende, do Departamento de Engenharia da Produção (DEP/UFRN), busca nessa missão homenagear a primeira mulher no espaço.

Participaram desta missão as estudantes Katyane Souza e Karolayne Souza, ambas colaboradoras do projeto Meninas no Espaço, que é coordenado pela professora Mariana Almeida, do Departamento de Engenharia da Produção. O objetivo do projeto é o de estimular e desenvolver competências nas mulheres para atuarem no setor aeroespacial.

Participantes da missão Katyane Souza e Karolayne Souza Foto: Júlio Rezende

O professor Julio Rezende explica que a missão é uma homenagem. “Está fazendo sessenta anos que isso aconteceu, por isso é importante a gente deixar isso registrado. É importante mostrar a relevância de ter uma presença feminina maior nas engenharias de um modo geral, assim como estimular e ter políticas públicas nesse sentido. Decidimos registrar a missão da Valentina e também registrar a importância feminina nas missões, na engenharia, ciência e nas universidades”, explica Rezende.

Professor Júlio Rezende com as participantes Katyane Souza e Karolayne Souza Foto: Júlio Rezende

Valentina Tereshkova é a primeira cosmonauta e a primeira mulher a ter ido ao espaço, em 16 de junho de 1963, na nave Vostok 6. Transformada em uma heroína nacional após o sucesso de sua missão, condecorada por líderes soviéticos, russos e estrangeiros de várias nações, nos anos seguintes se tornou proeminente na sociedade e na política do país. Até os  dias atuais, é a única mulher a ter feito um voo solo ao espaço. Valentina Tereshkova nasceu em 6 de março de 1937 e hoje está com 86 anos.

Sobre a estação Habitat Marte

Integrando o Núcleo de Pesquisas em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade da UFRN desde 2017, a estação Habitat Marte é um dos projetos mais inovadores no estímulo ao desenvolvimento de competências na área aeroespacial do Hemisfério Sul. O projeto objetiva que, a partir da experiência de simulação, seus participantes se interessem por carreiras acadêmicas e profissionais relacionadas à área espacial.