Parceria estimula eficiência e segurança energética no Gacc

Notícia publicada em 5/03/2024Gerais
Ester Tavares de Agecom/UFRN

Encontro entre a direção do Grupo e integrantes da Lumus aconteceu na semana passada. Foto: Gacc

 

Incentivar a eficiência e segurança energética no Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc) e com as famílias das crianças atendidas no local. Essa é a proposta da parceria firmada entre a entidade beneficiada e a Empresa Júnior do curso de Engenharia Elétrica da UFRN – Lumus. Entre as ações a serem promovidas estão campanhas de conscientização para o público interno (funcionários) e o externo (famílias) do Gacc.

O primeiro encontro da parceria aconteceu na semana passada, quando integrantes da Lumus apresentaram para a diretoria do Grupo algumas orientações sobre economia de energia e práticas sustentáveis. Na ocasião, foram identificadas oportunidades de parceria estratégica para otimizar os recursos, reduzir nosso impacto ambiental e, o mais importante, garantir um ambiente cada vez mais acolhedor e eficiente para as crianças e suas famílias atendidas no Gacc.

Para Geysla Fernandes, supervisora de Captação de Recursos e Eventos do Gacc, há uma boa expectativa com os resultados que podem ser alcançados. “Estamos comprometidos em aplicar tudo que nos for indicado como melhoria para a nossa instituição”, destaca. Nesse primeiro encontro entre o Grupo e a Lumus, foram analisadas as contas de energia do local e avaliada a forma mais eficiente para realizar uma campanha de conscientização, que se iniciará com os funcionários e, em seguida, com as mães de crianças atendidas no local, a fim de levar segurança energética também para suas residências.

A ideia é que os integrantes da Lumus realizem capacitações para esses grupos e seja feita, ainda, uma parceria com mais uma entidade, o Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica da UFRN (PETee), para que o projeto Peteca seja implantado no Gacc, com a realização de jogos lúdicos e educativos promovidos para as crianças do local.

“Para nós, enquanto empresários juniores, poder impactar diretamente a realidade dessas pessoas com nossos conhecimentos e, indiretamente, as crianças, com uma oportunidade tendo em vista tantas dificuldades que elas já enfrentam, mostra o que todos os membros têm em comum: o forte propósito da empresa, que é ser Energia para Transformar Realidades”, afirma Ana Thalya, presidente executiva da Lumus.

A empresa júnior do curso de Engenharia Elétrica da UFRN já trabalhou anteriormente com outras organizações sem fins lucrativos, ao realizar processos seletivos em que a quantidade de inscritos se reverteram em doações de alimentos para essas instituições. Atualmente, a Lumus, que já atua há mais oito anos, conta com 26 membros ativos, incluindo a diretoria executiva e um professor tutor.

VEJA TAMBÉM