PPgEMECA abre processo seletivo para vagas de Mestrado

Notícia publicada em 18/01/2023Oportunidades
Karen Sousa de Agecom/UFRN

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecatrônica (PPgEMECA) da UFRN divulga chamada para o processo seletivo de alunos regulares para mestrado. Podem participar os candidatos graduados em cursos de nível superior nas áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas, com carga horária igual ou superior a duas mil horas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de fevereiro, conforme descrito no edital.

Ao todo, são oferecidas 17 vagas para o curso, sendo 10 para ampla concorrência e sete para pretos e pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. A solicitação de inscrição deve ser feita a partir do preenchimento do formulário disponível no Sigaa e envio de cópias dos documentos exigidos. O candidato deve acessar o sistema federal gov.br, inserir no campo de busca: “inscrição em processo seletivo pós-graduação UFRN” e clicar na opção de participar do processo seletivo e no botão Iniciar. Será solicitado login e senha para direcionar o candidato para o Sigaa.

O processo de seleção é composto por três etapas: a homologação das inscrições solicitadas, com conferência e análise de documentos submetidos, a análise de histórico escolar e currículo Lattes, que terá classificação de acordo com a Nota de Histórico e Currículo (Nhc), e o processo de heteroidentificação, destinada aos candidatos optantes pretos e pardos, que acontece em 20 de fevereiro.

O resultado de cada etapa será publicado na área do candidato, no Sigaa, e na página oficial do Programa. Já o resultado final será divulgado em 1º de março, com interposição de recursos no dia seguinte, em 2 de março. Para interpor recurso aos resultados, o candidato deve acessar o Sigaa e seguir o caminho: Stricto sensu > Área do candidato. No primeiro acesso é preciso realizar o cadastro de uma senha.

Nos dias 6 e 7 de março, deve ser feita a confirmação de interesse e a solicitação de cadastro de matrícula pelo candidato aprovado. Nos dias 9 e 10 de março, devem ser realizadas as matrículas no Sigaa. O período de rematrícula acontece entre os dias 13 e 17.

O mestre em Engenharia Mecatrônica será capaz de atuar em todo o processo da concepção de sistemas mecatrônicos, desde o seu projeto até a sua implementação, tanto nos processos de engenharia virtual dos sistemas mecânicos de precisão, nos sistemas eletrônicos embarcados em todos os seus níveis de arquitetura de hardware software, assim como no processamento inteligente da informação, envolvendo técnicas de automação e controle de sistemas dinâmicos, processamento de sinais e imagens, entre outras.