Prêmio Jovem Cientista abre inscrições em quatro categorias

Notícia publicada em 14/05/2013Gerais Oportunidades

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu inscrições, até o dia 30 de agosto, para o XXVII Prêmio Jovem Cientista, que este ano elegeu como tema “Água: Desafios da Sociedade”.

O Prêmio Jovem Cientista foi instituído pelo CNPQ, em 1981, com o objetivo de revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em jovens estudantes pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade.

O Prêmio possui quatro categorias: “Mestre e Doutor”, para os portadores desses títulos que tenham menos de quarenta anos; “Estudante do Ensino Superior”, para alunos de mais de trinta anos que estão cursando ou concluíram a graduação entre 31 de dezembro de 2012 até 30 de agosto de 2013; “Estudante do Ensino Médio”, em que podem se inscrever alunos com menos de 25 anos, matriculados regularmente nas escolas públicas ou privadas do Ensino Médio; “Mérito Institucional”, categoria em que é premiada uma instituição do Ensino Superior e outra do Ensino Médio, as quais estejam vinculadas ao maior número de trabalhos inscritos por seus estudantes e pesquisadores.
Em cada categoria, os três melhores candidatos serão premiados com uma bolsa de estudo. Será concedido ainda o “Mérito Científico” a um pesquisador com título de doutor considerando sua qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e sua produção científica na área de conhecimento do tema do evento.
A inscrição será efetuada exclusivamente no endereço: www.jovemcientista.cnpq.br para as categorias “Mestre e Doutor” e “Estudante do Ensino Superior”. Já para “Estudante do Ensino Médio”, a inscrição deve ser feita pelos Correios, para o endereço: Fundação Roberto Marinho – Rua Santa Alexandrina, 336, 1º andar – Rio Comprido – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20261-232. Caso o candidato se inscreva pelo site e pelos Correios, simultaneamente, será eliminado.

Fonte: Boletim Diário da AGECOM – Agência de Comunicação da UFRN – Natal/RN, Sexta-feira, 10 de Maio de 2013 – nº 86 – Ano XII