Professor do Decam realiza evento sobre normas para escrita do TCC

Notícia publicada em 5/03/2024Eventos
Junior Teixeira de Agecom/UFRN

Elucidar conhecimentos aos discentes dos cursos de engenharia para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Essa é a proposta da ação Estilos e Normas para o seu TCC, coordenada por Fagner França, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (Decam) da UFRN. O público-alvo são estudantes da graduação e da pós-graduação dos cursos de engenharia da UFRN e de outras universidades.

O  encontro acontece na sexta-feira, dia 8 de março, no auditório do Centro de Tecnologia (CT), a partir das 14h15. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Sigaa. Constam, na programação do evento, três palestras. A primeira será sobre a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), o que o espaço oferece e como os alunos podem aproveitar os serviços do local para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. A segunda será sobre o estilo de escrita para o TCC. A terceira palestra abordará as normas relacionadas à elaboração do trabalho.

Fagner França é docente da UFRN há 10 anos. O professor comenta que decidiu promover a ação após perceber uma certa dificuldade enfrentada pelos discentes em escrever artigos científicos e TCC. “Eu percebo, desde o tempo que ainda era estudante da UFRN, que não houve formação em escrita para artigo científico. Notei que os discentes ligados aos cursos de engenharias têm dificuldades ao realizar esse tipo de escrita, é muito perceptível. Observo que os TCCs que eu leio, com raras exceções, não estão escritos no conceito da escrita científica”, afirma.

Com a realização do evento, França espera que os participantes consigam compreender melhor e utilizar de forma correta as normas necessárias para escrita do TCC.

O coordenador da ação criou, em março de 2023, um perfil no Instagram voltado apenas para instruções sobre como escrever o TCC. Lá, França compartilha dicas como: classificação de figuras usadas no texto, e elaboração da introdução e da metodologia. O professor pretende, ainda em 2024, promover um curso de extensão sobre escrita científica aberto para toda a comunidade acadêmica da UFRN.

O evento conta com o apoio da BCZM. Mais informações podem ser encontradas na página do evento.