Projeto que deixa veículos inteligentes é aprovado em chamada do CNPq

Notícia publicada em 14/12/2022Tecnologia
Paiva Rebouças de Agecom/UFRN

Projeto do Centro de Tecnologia (CT) da UFRN que visa transformar veículos automotores em plataformas inteligentes, explorando potenciais da internet das coisas e tecnologias de comunicação, como o 5G, foi aprovado em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Inovação para o Setor de Transporte. A proposta, liderada pelo professor Ivanovitch Silva, do Departamento de Engenharia da Computação e Automação (DCA/CT), com apoio de outras unidades e instituições nacionais e internacionais, conseguiu captar R$ 928.900,00 junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

A ideia tem nome comprido: Conecta.ai – projeto e desenvolvimento integrado de veículos como plataforma na instrumentação de cidades inteligentes e sustentáveis, mas muito maior são suas possibilidades de transformar um simples meio de transporte em uma tecnologia de desenvolvimento similar ao que é hoje um celular. Baseado em novas tecnologias de coleta de dados, comunicação, inteligência artificial embarcada e uma plataforma de internet das coisas, será possível garantir que o veículo tenha capacidade, por exemplo, de detectar buracos em vias públicas e monitorar a poluição.

Com o Conecta.ai será possível, também, a existência de uma caixa-preta veicular, que auxilia as perícias nos casos de acidentes e seguro veicular, bem como no diagnóstico automotivo e de padrão de direção, na segurança e no auxílio de direção, entre outras funcionalidades.

“Dessa forma, o projeto se posiciona para uma visão de futuro na qual os veículos terão o potencial de sensoriar os centros urbanos e fornecer inúmeras informações relevantes para suportar decisões estratégicas orientadas a dados, contribuindo, potencialmente, para transformar as cidades em ambientes mais seguros, limpos e energeticamente eficientes”, esclarece o professor Ivanovitch Silva.

De acordo com o pesquisador, ao longo de 36 meses do projeto, as ações programadas visam estimular e consolidar o grupo de estudos sobre mobilidade e cidades sustentáveis da UFRN e envolve pesquisadores locais e internacionais. “Serão disponibilizadas diversas bolsas de pesquisa com o perfil de graduado, pós-graduação e pós-doutorado”, reforça. Isso porque, além do CT, fazem parte do projeto o Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA/UFRN), pela Startup LogAP, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Feup/Portugal) e Università degli Studi di Brescia (Unibis/Itália).