Ramo estudantil do IEEE recebe menção honrosa em evento nacional

Notícia publicada em 7/11/2023Gerais
Jussier Lucas de ECT/UFRN

O Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) realizou, em outubro, a Reunião Nacional de Ramos & Reunião Nacional de Young Professionals 2023 (IEEE RNR & RNYP 2023). Na ocasião, o Ramo Estudantil IEEE da UFRN, composto por Isaac Lopes de Medeiros (Tecnologia da Informação); Guilherme da Costa Medeiros Nascimento e Viviane Stefany dos Santos Leão (Engenharia Elétrica); e Mateus da Silva Lemos (Ciências e Tecnologia — C&T), alcançou o segundo lugar.

O grupo foi premiado na categoria Projetos Educacionais após apresentar o trabalho IEEE In Class. Trata-se de um comitê dedicado à realização de atividades educacionais e humanitárias, promovendo ações de divulgação científica e tecnológica na comunidade externa à universidade em Natal e na região metropolitana.

Segundo os discentes, uma das experiências mais impactantes vividas por eles durante o evento foi a oportunidade de interagir com colegas de outros estados, muitos dos quais já vinham trilhando um caminho sólido no IEEE. Alguns desses colegas eram orientados por professores da própria UFRN, o que instigou os participantes a considerarem futuras oportunidades acadêmicas e aprofundarem seus estudos, demonstrando o impacto positivo do IEEE na formação de profissionais.

O IEEE RNR & RNYP é um evento anual, com sedes transitórias, cuja missão é o intercâmbio de conhecimento de estudantes e de outros profissionais. As atividades têm foco na difusão tecnológica, potencializando o aprendizado de habilidades extras da engenharia e facilitando a inserção do jovem profissional no mercado de trabalho.

A edição de 2023 ocorreu no Rio de Janeiro, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro (Crea-RJ). Além das premiações, o evento também contou com palestras técnicas e motivacionais, workshops, visitas técnicas e atividades culturais, de modo a ampliar a importância de participação de cada membro.