Startup está entre as finalistas na Brazil Conference at Harvard and MIT

Notícia publicada em 8/02/2023Tecnologia
Williane Silva de Ascom-Reitoria

Integrantes da Orby – Foto: Cedida

A startup de soluções de processos médicos, Orby, Co., fundada por alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está entre as finalistas da Brazil Conference at Harvard and MIT, que será realizada nos dias 31 de março e 1° de abril, em Boston, nos Estados Unidos (EUA). Incubada na Tecnatus, no Centro de Tecnologia (CT/UFRN), a empresa Orby é a única representante do Nordeste a participar do evento.

De acordo com a CEO e uma das fundadoras da Orby, Maria Eduarda Franklin, para Brazil Conference, a startup está concorrendo com o Audionics. A engenheira biomédica explicou também que a solução é “um aparelho de amplificação sonora individual (AASI) de produção nacional, integrado a um aplicativo mobile para ajuste automático dos parâmetros sonoros e embarcado com uma inteligência artificial, que permite realizar a filtragem de ruídos em ambientes desafiadores para escuta, o que não é suportado pela maioria dos aparelhos vendidos no Brasil”. Dessa forma,  é possível oferecer conectividade, tratamento e clareza do som para a vida cotidiana e proporcionar uma experiência auditiva que devolva autonomia e qualidade de vida aos usuários.

A Brazil Conference é realizada anualmente pela comunidade brasileira de estudantes em Boston, com o objetivo de promover encontro e discussão sobre diversos temas. Nesse sentido, Maria Eduarda avalia que a oportunidade simboliza uma grande conquista, por estar entre as cinco finalistas e ser a única representante do NE do Brasil, bem como por estar concorrendo a R$ 75 mil, para impulsionar a empresa. “Esse evento nos abre portas para o empreendedorismo global, uma vez que conta com grandes expoentes do mercado, permitindo imergir na cultura de alto desempenho de Boston e criar conexões valiosas para futuros investimentos e desenvolvimento da empresa, além de angariar mais conhecimento para que continuemos fazendo nosso trabalho com excelência e tracionando cada vez mais no mercado”.

Orby, Co.

A Orby tem o objetivo de automatizar e integrar processos médicos. Com tecnologia própria, a startup oferece plataformas de software que integram terapias cientificamente comprovadas à gestão de processos. Com interfaces únicas e intuitivas, os pacientes e as instituições de saúde podem gerenciar e armazenar dados clínicos e protocolos médicos, simplificando as operações manuais.