UFRN promove I Seminário Franco-Brasileiro de Energias Renováveis

Notícia publicada em 12/03/2012Eventos

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (FAPERN/RN), o Consulado Francês e a Petrobras, promoverá o I Seminário Franco-Brasileiro de Energias Renováveis, entre os dias 01 e 04 de abril, sediado em Natal, no Praiamar Hotel (Via Costeira).

Questões de produção sustentável como alternativa de desenvolvimento serão debatidas. O Nordeste, em especial o Rio Grande do Norte, tem grande potencial para produção de energia eólica, e é este potencial que está sob atenção especial neste evento, assim como esteve no “1º Workshop para a construção de Redes Cooperativas em Tecnologias e Pesquisa em Energias Eólicas integradas aos Setores Empresariais”, também promovido pela parceria UFRN e FAPERN, em 2011. Eventos como estes devem expor o RN como pioneiro em pesquisa e desenvolvimento nessa área.

O evento inclui mesas-redondas, palestras e debates. Na abertura, no dia 1º de abril, haverá uma mesa-redonda com a presença da governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, da reitora da UFRN, professora Ângela Paiva Cruz, do cônsul francês, Pierre Fernandez, do pró-reitor adjunto Jorge Falcão e de representantes das demais Instituições de Ensino Superior do Estado. A conferência de abertura será proferida por Alain Châtelet, diretor do Laboratório de Pesquisa em Arquitetura da Universidade de Toulouse, que abordará a “Evolução do uso das energias renováveis”. Antes, haverá uma apresentação da exposição Espaço Ciência, organizada pelo professor Francis Dupuis, secretário-executivo do Espaço Ciência em Recife, Pernambuco. As palestras são proferidas tanto em português quanto em francês, com tradução simultânea para os convidados

Segundo a professora Virgínia Araújo, coordenadora do evento, o seminário objetiva “fazer um intercâmbio das universidades francesas e do Nordeste”.

O Seminário é direcionado para especialistas em energias renováveis, originárias de fontes naturais e inesgotáveis. Por este motivo, “a participação no evento acontece mediante convite”, afirma o coordenador-executivo do evento e o pró-reitor adjunto de Pesquisa (PROPESQ), professor Jorge Falcão. Mesmo sendo um evento fechado, se houver interesse da comunidade é possível entrar em contato com a coordenação através do e-mail jorgefalcao@reitoria.ufrn.br informando nome completo, instituição de ensino e motivação para participar do seminário. Mediante a análise dos dados enviados, o professor Jorge Falcão selecionará alguns participantes além dos especialistas já convidados.

Ao final do seminário, propostas debatidas terão seu desenvolvimento estudado pelas instituições envolvidas.

Fonte: AGECOM – Agência de Comunicação da UFRN

VEJA TAMBÉM